Descrição Geral
Há muito tempo que Ben Horowitz é fascinado pela história, sobretudo pelo fato de as pessoas
muitas vezes agirem de maneira muito diferente do que seria de esperar. Elas são moldadas
pela época e as circunstâncias em que nasceram mas alguns líderes conseguiram dar forma à
sua época. Em Você é o que você faz, ele volta sua atenção para uma pergunta que toda
organização precisa responder: como criar e sustentar a cultura que se pretende ter?
Para Horowitz, a cultura é o modo como a empresa toma decisões. É o conjunto de
pressupostos no qual os funcionários se baseiam para resolver os problemas do cotidiano:
devo me hospedar num hotel barato ou no Four Seasons? A cor deste produto deve ser
discutida por 30 minutos ou 30 horas? Se a cultura não for moldada conscientemente, será ou
um acidente ou um simples erro.
Você é o que você faz explica como moldar a cultura conscientemente, pondo em foco quatro
modelos de liderança e construção cultural: Toussaint Louverture, o líder haitiano da única
rebelião de escravos bem-sucedida do mundo; os samurais, que governaram o Japão por 700
anos e deram forma à cultura japonesa moderna; Gêngis Khan, construtor do maior império
em toda a história; e Shaka Senghor, um condenado por homicídio que dirigia a gangue mais
temível do presídio e acabou transformando toda a cultura prisional.
Horowitz associa esses exemplos de liderança com modernos estudos de caso. Fala, por
exemplo, de como as técnicas culturais de Louverture foram (ou deveriam ter sido) aplicadas
por Reed Hastings na Netflix, Travis Kalanick na Uber e Hillary Clinton; fala também de como a
visão de inclusão cultural de Gêngis Khan encontra um paralelo no trabalho de Don Thompson,
o primeiro CEO afro-americano do McDonald s, e de Maggie Wilderotter, que presidiu a
Frontier Communications. Depois, Horowitz fornece orientações para ajudar qualquer
empresa a compreender a própria estratégia e construir uma cultura de sucesso.
Você é o que você faz é uma viagem pelo universo da cultura organizacional antiga e moderna.
Ao longo do caminho, vai respondendo a perguntas fundamentais para qualquer organização:
quem somos? Como as pessoas falam de nós quando não estamos presentes? Como tratamos
nossos clientes? Somos rápidos para atendê-los? Somos dignos de confiança?
Você não é os valores listados na parede, não é o que diz ser nas reuniões em que todos os
funcionários estão presentes. Não é as campanhas de marketing e não é sequer o que acredita
ser. Você é o que você faz. O objetivo deste livro é ajudá-lo a fazer o que precisa fazer a fim de
se tornar o líder que gostaria de ser e que os outros gostariam de seguir.
Gênero: Administração
Ano: 2021
Edição: 1ª
Número de páginas:256
Acabamento: Brochura
Formato (Lcm x Acm): 14x21
Características
- Autor: BEN HOROWITZ
- Encadernação: BROCHURA
Formas de Pagamento