Dom Casmurro
Dom Casmurro é um romance que marcou a literatura brasileira. A história vivida por volta de 1857, no Rio de Janeiro, é narrada por Bentinho, menino de família religiosa que é prometido para ser padre. Sob sua ótica trágica e solitária, o protagonista apresenta suas memórias desde a infância até a morte.
Bento tenta evitar o seminário para poder manter sua relação afetuosa com a vizinha, Capitu, personagem intrigante e audaciosa. Passando pelas aventuras da juventude, a trama revela um amor intenso e arrebatador. Na mesma intensidade da paixão, o autor constrói a personalidade complexa de Dom Casmurro (Bento), centralizada em sua dramaticidade. Considerada obra-prima nacional, com seus personagens marcantes, o romance enigmático permite que o leitor tire suas próprias conclusões. Além disso, por explorar questões sociais e o conservadorismo da época, inspira a literatura de modo atemporal.
Sobre o autor
Escritor, poeta, jornalista, cronista, dramaturgo, crítico e folhetinista, Joaquim Maria Machado de Assis, ou simplesmente Machado de Assis, nasceu em 21 de junho de 1839, no Morro do Livramento, Zona Portuária do Rio de Janeiro. Ao deixar seu nome registrado na história do Brasil, com obras clássicas, a exemplo de “Crisálidas” (1864), “Memórias póstumas de Brás Cubas” (1881), “O alienista” (1882) e “Dom Casmurro” (1899), Machado de Assis tornou-se um dos grandes nomes da Literatura Brasileira.
- Autor: MACHADO DE ASSIS
- Encadernação: BROCHURA